10 dicas para o pós-operatório de prótese de mama

Quando as mulheres se preparam para a colocação de silicone nas mamas, muitas dúvidas surgem durante essa jornada. Para ajudar nessa preparação para a sua cirurgia, nesse artigo do nosso blog, vamos passar 10 dicas que recomendamos às nossas pacientes no pós-operatório:


1. Lembre-se que você não está doente: porém, recomendamos evitar esforços principalmente nos primeiros 10 dias de pós-operatório. Muitas pacientes perguntam se podem pegar os filhos no colo por exemplo, mas nesse caso recomendamos aguardar pelo menos 30 dias. Para que evite dor, desconforto, rompimento dos pontos e até mesmo deslocamento da prótese de mama nesse período.


2. Não movimente os braços em excesso: recomendamos que os cotovelos não devam ultrapassar a altura dos ombros nos primeiros 10 a 15 dias. Nesse período muitas pacientes se desesperam com a higiene e cuidado dos cabelos. Mas não se preocupem! Sempre recomendamos que nesse período uma pessoa ou profissional da sua confiança lhe auxilie com esses cuidados. Higiene pessoal como lavar o rosto e escovar os dentes, com cuidado estão liberados desde o primeiro dia.


3. Deitar-se de barriga para cima: nos primeiros 30 dias de pós-operatório. Apesar do uso do sutiã compressivo nos primeiros 2 meses de pós-operatório que fornece uma proteção aos seios recém operados. Evitar de dormir de bruços, permite que o corpo não comprima a prótese de mama nos primeiros 30 dias, auxilia o processo de cicatrização, evitando dor, inchaço e até mesmo o deslocamento das próteses nesse período inicial da cicatrização


4. Não dirigir durante 15 dias. Atualmente os carros possuem grande tecnologia que permitem que a paciente volte a dirigir entre 15 a 20 dias depois de colocar o silicone. Dirigir motocicleta ou outros veículos pesados recomenda-se aguardar pelo menos de 30 a 45 dias, para que não haja comprometimento na cicatrização das próteses.


5. Evite molhar o curativo: até que seja autorizada a fazê-lo. Existem várias formas de curativo e cuidados com a cicatriz no pós-operatório. No momento mais oportuno o seu cirurgião plástico irá lhe orientar quando um banho completo estará liberado.


6. Não se exponha ao sol ou friagem, até segunda ordem. Alterações bruscas de temperatura podem causar inchaço e desconforto nos seios recém operados. No caso do Sol, manchas na pele podem aparecer, devido à exposição solar precoce. Sendo assim, a exposição solar deve ser evitada nos primeiros 90 dias. Após esse período à critério do seu cirurgião, o banho de Sol poderá estar autorizado.


7. Siga rigorosamente as prescrições médicas. Na primeira semana, você precisará tomar medicações como analgésicos para controle da dor. Informe sempre ao seu médico caso tenha alguma restrição como por exemplo: alergias ou intolerância a algum remédio.


8. Alimentação normal a partir do segundo dia. Comer bem é fundamental para uma boa recuperação e cicatrização no seu pós-operatório. Priorize em todas as refeições de acordo com o seu hábito alimentar, alimentos à base de proteínas (carnes, proteína vegetal, leite, ovos), carboidratos, fibras, legumes, e frutas, principalmente as que contenham vitamina C, como laranja, acerola, abacaxi, kiwi, etc. Esses alimentos além de saudáveis, irão lhe auxiliar no processo de cicatrização.


9. Voltar ao consultório para curativos: subsequentes e controle pós-operatórios nos dias e horários estipulados. Nesses dias, o seu cirurgião plástico irá acompanhar a sua cicatrização e passará informações importantes fundamentais para um bom pós-operatório.


10. Mantenha o sutiã cirúrgico durante todo período estipulado. Hoje em dia, existem várias marcas, cores e modelos de sutiã para pós-operatório de prótese de mama. O seu cirurgião plástico irá lhe orientar qual o melhor modelo para a sua cirurgia. O uso dele pode variar entre 30 e 90 dias no pós-operatório. Mas fique tranquila, o seu cirurgião irá lhe orientar o momento que você voltará a usar sutiãs normais, adequados para a sua nova mama.


Além dessas 10 dicas, existem muitas outras dicas que serão passadas para você na preparação para a sua cirurgia. Recomendamos sempre ao programar uma prótese de mama, passar em consulta com um cirurgião plástico de sua confiança para que ele lhe oriente e esclareça todas as suas dúvidas.



Autor: Dr. Marco Aurélio Guidugli - Médico com mais de 15 anos de Experiência formado pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Mestrado na Universidade de São Paulo -USP e mais de 11.000 cirurgias realizadas. Cirurgião Plástico Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Especialista em Cosmiatria, Cirurgias Plásticas Faciais e de Contorno Corporal.

Esclareça as suas dúvidas no WhatsApp 11-97796-0848

Agende a sua consulta


© 2020 Dr. Marco Aurélio Guidugli - CRM-SP 115.842 - RQE 39.781