top of page

Como escolher a minha prótese de silicone?

Atualizado: 10 de mai. de 2022

O silicone, nome popular para próteses de silicone, são implantes colocados nos seios, nádegas ou outras regiões do corpo para um aumento do volume na região.


No caso do silicone nos seios, esses implantes podem ter finalidade terapêutica (reconstrução mamária) ou estética (aumento do volume das mamas), utilizado com o propósito de corrigir imperfeições (assimetrias), melhorar o contorno e proporções do corpo.


É o principal material utilizado na cirurgia plástica da mamoplastia, que tem por objetivo transformar e modificar o formato das mamas, visando torná-lo mais harmonioso e proporcional ao restante do corpo.


Tipos de próteses de silicone


Os formatos disponíveis das próteses de silicone são escolhidos dependendo do resultado desejado pela paciente: discreto, natural ou mais atraente.


Próteses arredondadas: As próteses de silicone semiesféricas são as mais utilizadas. São as próteses arredondas. Permitem um melhor contorno da mama. Normalmente o local mais utilizado para a implantação da prótese de silicone é subglandular e pelo sulco mamário.


Próteses anatômicas (em gota): Tem um formato de gota e são indicadas para aquelas pacientes que querem um aumento de forma e contorno mais proporcional e natural.


Materiais das próteses de silicone


Gel coesivo ou silicone: Os implantes de gel/silicone são mais lisos e macios, em comparação aos de prótese salina.


Na maioria dos casos, os implantes de silicone nas extremidades e superfície anterior do implante, não são palpáveis, sendo, portanto, muito difícil de sentir através do tato que um implante está presente.


Em muitos casos é difícil até mesmo detectar sua presença. Isto torna os implantes com gel uma opção mais atrativa para as mulheres, já que as próteses salinas são facilmente detectadas pelo toque ou sensação corporal.


Próteses salinas: Essas próteses são preenchidas com solução salina após a colocação exigindo uma incisão menor do que próteses pré-preenchidas de silicone. Outro benefício é que muitos implantes de prótese salina podem ser ajustados após a cirurgia. Se houver ruptura de uma prótese salina, o efeito será notado com o seio visivelmente menor.


Como escolher o tamanho do silicone?


As próteses de silicone podem variar de 100 ml a 600 ml de volume.

Cada corpo é único, sendo assim, o tamanho da prótese mamária é escolhido em conjunto com a paciente durante a programação pré-operatória e essa decisão leva em consideração uma série de fatores, por exemplo:


🔹 Desejo da paciente.


🔹 Medidas do tórax e mamas.


🔹 Tamanho da base da mama.


🔹 Capacidade elástica da pele.


🔹 Espessura da glândula mamária.


🔹 Proporcionalidade e harmonia das medidas do corpo.


Não existe um padrão para essa escolha, por isso, levamos sempre em consideração todos os fatores mencionados acima, respeitando conceitos médicos para atingir resultados naturais, seguros e duradouros, visando sempre o bem estar da paciente.


Recomenda-se sempre a consulta com um cirurgião plástico, que irá lhe orientar no planejamento da sua cirurgia.



Autor: Dr. Marco Aurélio Guidugli - Médico com mais de 16 anos de Experiência formado pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Mestrado na Universidade de São Paulo -USP e mais de 12.000 cirurgias realizadas. Cirurgião Plástico Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Especialista em Cosmiatria, Cirurgias Plásticas Faciais e de Contorno Corporal.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page