top of page

Quando voltar aos exercícios após a abdominoplastia?

A abdominoplastia é a cirurgia plástica feita na barriga para retirar o excesso de pele, a gordura localizada e também deixar os músculos da região mais firmes.


Por mexer em tantos fatores na região abdominal, a abdominoplastia pede muitos cuidados, principalmente no pós-operatório.


Geralmente ocorre grande descolamento da pele que vai ser retirada e a incisão é variada conforme o excesso de pele (o cirurgião sempre tenta fazer o menor tamanho possível).


Como é a abdominoplastia sem drenos?


Durante a abdominoplastia pode opcionalmente, ser utilizada uma técnica onde são realizados pontos de adesão com fio de sutura absorvível pelo organismo, onde é feita uma fixação da gordura abdominal na musculatura.


Esses pontos tem como finalidade evitar a formação de excesso de liquido (seroma) e também não ter a necessidade de utilizar drenos no pós-operatório. É recomendado nessa técnica o inicio da drenagem linfática na primeira semana após a cirurgia.


Recuperação da abdominoplastia




Durante um período mínimo de 45 dias, é obrigatório o uso de malha compressora, também conhecida como cinta pós-cirúrgica, de tamanho adequado ao paciente.


Também é necessário evitar esforços físicos, como carregar peso, além de procurar manter-se numa postura levemente curvada durante os primeiros 15 dias.


O paciente deve caminhar dentro de casa com amparo de alguém e evitar subir e descer escadas.


Antes da liberação médica o paciente também não deve dirigir e não pode usar roupas apertadas (roupas íntimas, calças jeans, etc.). É fundamental o cuidado ao sentar-se para não esticar demais o tronco e não se curvar demais para frente.


Exposição ao sol, ao calor excessivo e compressas quentes no local da sutura da abdominoplastia também são proibidos.


O paciente deve seguir todas as orientações até conseguir a liberação médica para retomar a rotina normal aos poucos.


O cirurgião plástico deve prescrever analgésicos para serem usados caso o paciente sinta dor no período pós-cirúrgico. É comum que o paciente sinta incômodos nos primeiros dias, mas isso vai sumindo gradativamente.


Quanto tempo o paciente leva para voltar à rotina anterior?


Dependendo da técnica usada, da quantidade de pele/gordura retirada e do estilo de vida da pessoa. Usualmente, após 15 dias já pode ser possível fazer caminhadas pequenas e voltar ao trabalho que não necessite esforço.


Os exercícios leves costumam ser liberados após um mês e a volta total a rotina após dois meses. Mas atenção, nunca volte ao trabalho ou faça exercícios sem a liberação do seu médico, pois cada caso é diferente do outro.


Atenção na primeira semana


Deve passar no consultório médico após dois ou três dias para ver se está tudo bem. Tomar as medicações corretamente e não fazer esforço é fundamental. Lavar a região assim que o médico liberar (usualmente após um ou dois dias se estiver usando cola biológica na incisão).


A cinta deve ser retirada nas primeiras semanas apenas para tomar banho e para lavagem da cinta. O motivo é que ela dá o suporte necessário e evita tração na incisão cirúrgica, além de comprimir o inchaço. Isso traz bem-estar para o paciente e ajuda no resultado.


Usualmente se usa a cinta por entre seis e oito semanas. Ela deve ser apertada conforme o inchaço vai regredindo.


Depois desta primeira semana, o paciente começa a sentir melhor aos poucos. Normalmente já não usa mais remédios. Mas deve ter cautela, andando ainda levemente inclinado para não tracionar os pontos.


Antes de programar qualquer cirurgia plástica, o mais indicado é que você procure um cirurgião plástico da sua confiança, para que ele avalie o seu caso e recomende o melhor procedimento de acordo com as suas necessidades



Autor: Dr. Marco Aurélio Guidugli - Médico com mais de 18 anos de Experiência formado pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Mestrado na Universidade de São Paulo -USP e mais de 14.000 cirurgias realizadas. Cirurgião Plástico Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Especialista em Cosmiatria, Cirurgias Plásticas Faciais e de Contorno Corporal.






Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page