MASTOPEXIA

CONHEÇA A MASTOPEXIA

O QUE É MASTOPEXIA OU LIFTING DE MAMA?

A mastopexia também conhecida como lifting de mama é uma cirurgia plástica que reposiciona o tecido mamário e aréola. Esse reposicionamento é feito por meio da remoção do excesso de pele, modelando o tecido mamário e possibilitando uma nova forma para a mama, tendo como principal efeito o levantamento dos seios.

POR QUÊ OS SEIOS FICAM CAÍDOS?

  • O envelhecimento é uma das causas, onde a pele das mamas perde elasticidade. Somando a perda de elasticidade o efeito da gravidade causa o estiramento dos ligamentos suspensórios que são responsáveis pela união da mama à parede torácica.

  • A gestação que faz com que as mamas fiquem maiores, também perde elasticidade após a gravidez causando flacidez. Assim como o "efeito sanfona", que com o aumento e diminuição do peso pode causar flacidez ao esticar a pele.

  • Outro fator é o hormonal que muitas vezes podem modificar a forma da mama causando flacidez.

  • A flacidez (chamada de ptose mamária) é identificada por graus que vão de 1 a 3

  • Grau 1 – Identificado Como Flacidez Leve, os mamilos estão na altura do sulco inframamário, dobra que se encontra na parte de trás da mama.

  • Grau 2 – Flacidez Moderada, os mamilos estão abaixo do sulco inframamário.

  • Grau 3 – Flacidez Significativa, Mamilos muito abaixo do sulco inframamário.

  • Já a pseudoptose é quando aréola está acima do nível do sulco mamário mas a parte inferior do seio está abaixo da dobra.

COMO É FEITA A MASTOPEXIA?

A mastopexia pode ser realizada com ou sem o uso de próteses. A cirurgia basicamente remodela os tecidos da mama deixando os mesmos mais fixos a parede torácica e eleva a altura da aréola.

As cicatrizes da Mastopexia são permanentes, podendo ser em forma de T, L, I ou periareolar. O volume dos seios e a flacidez podem influenciar na escolha da técnica cirúrgica utilizada pelo cirurgião plástico e isso vai definir o tipo de incisão no procedimento.

Tudo começa com a escolha da clínica e do cirurgião plástico. Marcar uma consulta de avaliação é o primeiro passo. Nesse momento é quando você deve tirar todas as dúvidas, além de deixar claro quais são suas expectativas e os resultados esperados.

É muito importante a paciente seguir todas as recomendações do cirurgião plástico responsável.

 

Exames serão solicitados para avaliar as condições de saúde e identificar fatores de riscos que possam prejudicar a cirurgia ou recuperação pós-operatória.

Exames nos seios também serão feitos, com fotos, medição do tamanho e forma dos seios, posição dos mamilos e aréolas, qualidade da pele, flacidez, hidratação, tudo para registro médico.

ONDE SE LOCALIZAM AS CICATRIZES?


Dependendo da técnica empregada, poderemos ter variações quanto às cicatrizes. Normalmente existem cicatrizes situadas em forma de “T” invertido, na parte inferior da mama. Aquela situada em torno da aréola fica bastante disfarçada pela própria condição de transição de cor entre a aréola e a pele normal. Outros tipos de cicatrizes, como em “I “, “L /J “ ou periareolares, podem ser viáveis em função das características da mama. 

O PÓS-OPERATÓRIO DA MASTOPEXIA É DOLOROSO?


Geralmente não, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços nos oito primeiros dias, e na vigência da dor esta geralmente regride com analgésicos comuns.

QUAL O TIPO DE ANESTESIA UTILIZADA?


A anestesia normalmente utilizada nesta cirurgia é a peridural associada a sedação, em alguns casos pode-se optar pela anestesia geral ou local, a critério da equipe cirúrgica (cirurgião e anestesista).

QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO?


Dependendo de cada tipo de mama, de duas e meia a 4 horas, podendo-se estender um pouco mais, em certos casos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?


Geralmente de 12 a 24 horas

SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?


Sim. Curativos elásticos e modelantes, especialmente adaptados a cada tipo de mama. São trocados periodicamente. Além da malha (sutiã) modeladora que é utilizada por cerca de 45 dias.

QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?


São retirados em torno do 14o. dia, sem maiores incômodos.

QUANDO TOMAREI BANHO COMPLETO?


Geralmente, após 2 a 3 dias. Alguns casos poderão determinar cuidados sobre a área operada, sendo que então, recomenda-se evitar o umedecimento sobre essa área por 8 dias.

QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA?


Até que se atinja o resultado almejado, as mamas passarão por diversas fases, assim é que o resultado final depende da evolução das cicatrizes e das modificações temporais próprias da mama em forma e consistência. Toda e qualquer preocupação da sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião que lhe prestará os esclarecimentos complementares necessários. Lembre-se que nenhum resultado de cirurgia de mama pode ser considerado definitivo antes de pelo menos 12 meses.

QUANDO PODEREI RETORNAR AOS MEUS EXERCÍCIOS?


Depende do tipo de exercícios. Aqueles relativos aos membros inferiores, poderão ser reiniciados após 30 dias, evitando o "alto impacto". Os exercícios que envolvam o tórax, geralmente devem aguardar além de 45 dias. 

ARTIGOS DO BLOG

AGENDAMENTO DE CONSULTAS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta-Feira

Das 8h às 18h 

ENDEREÇO

Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 conjunto 608
Morumbi - São Paulo, SP CEP 04711-130

AGENDAMENTO DE CONSULTAS

WhatsApp / TELEGRAM 011 97796-0848

011 3423-4777

SIGA-NOS

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Branca ícone do YouTube
_DSC1457.jpg
Design sem nome-5.png

Dr. Marco Aurélio Guidugli

Médico com mais de 15 anos de Experiência formado pela UNICAMP e mais de 11.000 cirurgias realizadas. Cirurgião Plástico Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Especialista em Cirurgias de Mama e Contorno Corporal, professor do ISMD - Instituto Superior de Medicina e Dermatologia. Autor da Coluna "Plástica sem Medo" do IG. Realiza as suas cirurgias no Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Hospital São Luiz.

ONDE ESTAMOS

© 2020 Dr. Marco Aurélio Guidugli - CRM-SP 115.842 - RQE 39.781