© 2020 Dr. Marco Aurélio Guidugli - CRM-SP 115.842 - RQE 39.781

BRAQUIOPLASTIA

Lifting de Braço

 

Lifting de braço, também conhecido como braquioplastia, tem como objetivo tratar o excesso de pele e de gordura do braço, localizados entre a axila e o cotovelo. Oscilações no peso, envelhecimento e fatores hereditários podem fazer com que os braços fiquem com aparência flácida. O exercício pode fortalecer e melhorar o tônus muscular do braço, mas não trata o excesso de pele que perdeu elasticidade ou os tecidos subjacentes enfraquecidos e a gordura localizada.

A CIRURGIA DO BRAÇO DEIXA CICATRIZ MUITO VISÍVEL?
A extensão das cicatrizes é proporcional ao grau de flacidez e excesso de pele presentes no braço, a cicatriz normalmente, localiza-se a partir da axila na face interna do braço, podendo extender-se até o cotovelo. A cicatriz passará por vários períodos de evolução, como se segue:
PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.
PERÍODO MEDIATO. Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de “vermelho” para o “marrom”, que vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.
PERÍODO TARDIO: Vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia do braço deverá ser feita após este período.


EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFICAS E QUELÓIDES?
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) como sendo uma complicação cicatricial. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida com seu médico.


QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADA PARA ESTA OPERAÇÃO?
Normalmente é utilizada a anestesia geral


QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO?
Em média 3 a 4 horas. Este período poderá ser prolongado, se o caso demandar. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de centro cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. 


QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
Normalmente em torno de 24 horas (evolução normal). 


SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
Sim. Curativos especiais, trocados periodicamente pela equipe médica. Além da malha modeladora que é utilizada por cerca de 45 dias.


QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
A retirada dos pontos poderá ser iniciada em torno do 14o. dia, devendo ser feita de maneira seletiva, nos dias que se seguem. Raramente a retirada total passa de 3 semanas.


QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?
Geralmente entre o 2º e 3º dia de pós-operatório, o qual deve ser auxiliado por pessoa capacitada, tomando cuidado, na presença de curativos, para não molhá-los. 


QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA?
Diversas fases de evolução são características deste tipo de cirurgia. Assim o resultado final depende além da evolução cicatricial da evolução da forma do braço, bem como a sensibilidade, consistência, etc. O tempo e o seu organismo se encarregarão de dissipar pequenos transtornos. Toda e qualquer preocupação da sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião que lhe prestará os esclarecimentos complementares necessários. Nenhum resultado de braquioplastia pode ser considerado definitivo antes de pelo menos 12 meses.