HARMONIZAÇÃO FACIAL

VOCÊ SABE O QUE É HARMONIZAÇÃO FACIAL?

Quando você navega na internet e em redes sociais como Instagram e Facebook, não é difícil esbarrar no tema da harmonização facial. O procedimento é usual entre artistas e celebridades e tem por objetivo realçar a beleza do rosto através de ações não cirúrgicas ou minimamente invasivas que promovem a melhora na harmonia da face. 

QUANDO FAZER HARMONIZAÇÃO FACIAL?

O objetivo da harmonização facial é melhorar algumas partes do rosto e não promover uma mudança radical. Ou seja, a ideia é exaltar as características que consideramos belas dentro dos padrões estéticos atuais com intervenções pontuais em regiões que podem ser vistas como “feias". 

NO CONSULTÓRIO

As intervenções podem ser feitas com toxina botulínica (o famoso "botox"), preenchedores (ácido hialurônico e os estimuladores de colágeno), e fios de sustentação. 

TOXINA BOTULÍNICA

A toxina botulínica, por exemplo, atua nas rugas dinâmicas e na musculatura da face.

 

PREENCHEDORES

Os preenchedores são usados para melhor definir áreas como a maçã do rosto, o queixo, a mandíbula, o nariz ou os lábios. 

 

ESTIMULADORES DE COLÁGENO

Os estimuladores não têm efeito imediato, mas sua aplicação na harmonização facial pode deixar a pele mais firme e combater a flacidez. Já os fios de sustentação são colocados para suspender o tecido da região da sobrancelha ou bochecha, agindo como um lifting “sem cirurgia”. Os procedimentos citados acima são realizados no consultório e o paciente pode voltar a fazer suas atividades normalmente já no dia seguinte.

 

NO HOSPITAL

Em alguns casos, a harmonização facial também pode incluir procedimentos cirúrgicos que, diferentemente dos procedimentos anteriores mencionados, são realizados em ambiente hospitalar. 

Dentre os procedimentos mais usuais estão a ritidoplastia (cirurgia plástica para flacidez facial/rugas), a blefaroplastia (cirurgia plástica das pálpebras para retirada de excesso de bolsas de gordura e pele) e a bichectomia – retirada de gordura do rosto.

 

Além deles temos a rinoplastia, que é uma intervenção cirúrgica usualmente aplicada para “afinar” ou também “levantar” o nariz do paciente.

A blefaroplastia e bichectomia tomam, em média, uma semana de recuperação do paciente. Já os pacientes que se submeterem à ritidoplastia e à rinoplastia necessitam de uma pausa pós-cirúrgica de, pelo menos, duas semanas de repouso. 

Os pacientes que fizerem harmonização facial com intervenção cirúrgica devem evitar atividades físicas por, em média, 45 dias após o procedimento. 

  

PARA HOMENS E MULHERES

Há diferença na harmonização facial masculina e feminina?

Bem, elas costumam ter pontos específicos, levando em conta os padrões estéticos de cada um. 

É comum entre os homens, por exemplo, evidenciar o ângulo do maxilar ou também o formato mais quadrado do queixo.

 

Já as mulheres, em grande maioria, preferem realçar a beleza das maçãs do rosto. 

Para eles o ideal é a aplicação de ácido hialurônico para deixar a mandíbula e o queixo mais quadrados. O mesmo método pode ser usado para aumentar a projeção do queixo.

 

O cirurgião plástico também lança mão de estimuladores de colágeno para melhorar a flacidez em geral da face e do pescoço.

O botox é uma importante ferramenta para a redução das rugas da movimentação facial em geral. Na mulher, a toxina botulínica pode também acentuar o arqueamento do supercílio deixando no padrão estético atual de “asa de gaivota”. 

Os preenchedores e estimuladores de colágeno no nariz podem realçar a beleza natural, deixando o nariz feminino um pouco mais “empinado” do que o masculino.

No caso da harmonização facial em pacientes do sexo feminino, existe uma procura maior para realçar o contorno labial e do arco de cupido (centro do lábio superior), além do aumento de volume dos lábios. Nesses casos, os preenchedores são a melhor alternativa recomendada pelos cirurgiões plásticos.

Lembretes importantes para os leitores: não é recomendado mudar radicalmente o rosto do paciente e nem exagerar no volume dos preenchedores sob pena de gerar resultados frustrantes num procedimento cirúrgico ou não de harmonização facial.  Vale salientar ainda que não existe um padrão de tratamento: ele deve ser individualizado para a necessidade de cada paciente. 

O que é a Rinomodelação?

A rinomodelação, também chamada de bioplastia nasal, é uma técnica de preenchimento de nariz que visa corrigir imperfeições do contorno nasal ou otimizar resultados de rinoplastias anteriores.

A principal indicação da técnica é quando a insatisfação do paciente está relacionada a problemas de formato do

nariz. O procedimento ainda pode apresentar resultados satisfatórios em relação à projeção da ponta. Demandas mais complexas, como saliência do osso nasal exagerada ou largura do mesmo, exigirá a realização de uma rinoplastia de fato, pois será necessário fraturar o osso do nariz para que os resultados almejados sejam obtidos. No entanto, o preenchimento de nariz é útil em diversas situações.

Tenho como saber como vai ficar?

Algumas vezes lançamos mão da simulação com soro!siológico, onde injetamos no lugar do produto o

soro fisiológico para que o paciente verifique imediatamente o que o preenchimento pode fazer. Alguns minutos

depois o soro será absorvido e o resultado se perderá.

Não é recomendado que o procedimento seja feito em seguida, pois parâmetros de volume serão perdidos com o

edema do nariz.

Como é feito o procedimento?

Após a consulta, com o entendimento do desejo do paciente, avaliamos o contorno e o perfil da face. Alguns pontos serão escolhidos e a substância preenchedora é aplicada com o uso de anestesia local. Algumas vezes pode ser necessária mais de uma aplicação, principalmente em pacientes com pele resistente e que exijam mais volume, já que não devemos injetar com muita pressão e sempre em pequenos volumes.

Quais os materiais podem ser usados no preenchimento nasal?

Substâncias absorvíveis:

Ácido hialurônico

Hidroxiapatita de cálcio

Substâncias inabsorvíveis:

PMMA

Metacrilato

Como decidir entre a rinoplastia e a rinomodelação?

É importante que antes de decidir pela rinomodelação o paciente converse com o cirurgião plástico para entender

os potenciais do procedimento, o que inclui o que ele pode efetivamente corrigir e por quanto tempo osresultados serão aparentes.

Ao pesquisar o que é rinomodelação, o paciente entende que a técnica não é definitiva e que as possibilidadessão mais restritas.

Dessa forma, se o objetivo é uma alteração mais profunda e definitiva na estética nasal, a recomendação é optar

pela rinoplastia.

Uma opção é realizar a rinomodelação para verificar se há adaptação com o novo formato nasal e se as alterações são satisfatórias, mas em geral, as indicações de cada procedimento são distintas.

Como é a recuperação da rinomodelação?

O período de recuperação da rinomodelação é uma etapa relativamente simples por se tratar de um procedimento minimamente invasivo e que utiliza apenas preenchedores para alcançar os resultados desejados.

A aplicação é realizada entre 20 e 30 minutos e pode acarretar em um leve inchaço ou equimoses (roxos) no local que desaparecem em poucos dias.

Ainda que a recuperação da rinomodelação seja simples, não é indicado ao paciente ter qualquer trauma no local

da aplicação, usar óculos no local da injeção, realizar exercícios físicos no mesmo dia ou expor-se ao sol.

Quais os resultados da rinomodelação?

Ao realizar a bioplastia nasal os resultados ficam evidentes imediatamente e incluem um nariz com menos imperfeições, respeitando os limites da técnica.

Para que os resultados do procedimento sejam mais satisfatórios é importante que o paciente siga corretamente

as recomendações para uma boa recuperação da rinomodelação.

No caso do ácido hialurônico os resultados costumam permanecer por cerca de 12 meses, sendo fundamental escolher um cirurgião plástico de confiança para realização da técnica.

ESCLAREÇA AS SUAS DÚVIDAS

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a Sexta-Feira

Das 8h às 18h 

ENDEREÇO

Av. Dr. Chucri Zaidan, 1550 conjunto 608
Morumbi - São Paulo, SP CEP 04711-130

AGENDAMENTO DE CONSULTAS

WhatsApp / TELEGRAM 011 97796-0848

011 3423-4777

SIGA-NOS

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Branca ícone do YouTube
_DSC1457.jpg
2.png

Dr. Marco Aurélio Guidugli

Médico com mais de 15 anos de Experiência, formado pela UNICAMP, mestrado na USP. Cirurgião Plástico Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Especialista em Cosmiatria, professor do ISMD - Instituto Superior de Medicina e Dermatologia. Autor da Coluna "Plástica sem Medo" do IG.

ONDE ESTAMOS

© 2020 Dr. Marco Aurélio Guidugli - CRM-SP 115.842 - RQE 39.781