© 2020 Dr. Marco Aurélio Guidugli - CRM-SP 115.842 - RQE 39.781

NINFOPLASTIA

Ninfoplastia

 

A cirurgia para a redução dos pequenos lábios vaginais, conhecida como ninfoplastia é indicada para as pacientes que apresentam hipertrofia (aumento do tamanho) dos pequenos lábios vaginais. A cirurgia visa à redução dos pequenos lábios, tornando-os de tamanho normal, porém, sem reduzi-los de forma exagerada. Os pequenos lábios vaginais têm a importante função de proteger a entrada da vagina, dificultando o surgimento de infecções.
 

Indicação:
Aumento dos pequenos lábios vaginais, acarretando desconforto ou constrangimento pela genitália feminina.

Tipo de anestesia:
A ninfoplastia normalmente é realizada com anestesia local e sedação. A cirurgia demora em torno de 1 hora.

Tempo de internação:
Normalmente a paciente recebe alta no mesmo dia, após 6 horas do término da cirurgia.

Pós-operatório:
O pós-operatório da redução dos pequenos lábios vaginais não costuma ser doloroso, sendo prescritos apenas analgésicos comuns para o controle da dor. Há um edema (inchaço) da região, que costuma regredir após 21 dias. Pode ocorrer equimose (roxos) local, a qual regride em torno de 14 dias. As relações sexuais deverão ser evitadas por no mínimo 30 dias. Não há necessidade de retirar pontos, visto que, a sutura é realizada com fios absorvíveis.
A sensibilidade dos pequenos lábios vaginais pode ser alterada transitoriamente em função da evolução do processo de cicatrização. A sensibilidade do clitóris normalmente não é afetada, visto que, não há manipulação desta estrutura.

Complicações:
Apesar de muito raras, podem ocorrer: hematoma, infecção e deiscência (abertura de pontos).

Resultado definitivo:
O resultado definitivo normalmente ocorre após 6 meses de cirurgia, seguindo a evolução natural do processo de cicatrização.